top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Vitória Imagem

Você sabe quantas ultrassonografias são necessárias durante a gestação?


A mulher quando descobre a gravidez, se depara com milhões de dúvidas.


São tantas as perguntas que a ansiedade acaba fazendo com que elas se percam entre tantas informações. Uma das dúvidas mais frequentes que escuto no meu consultório é:


- “Doutora, eu tenho que fazer ultrassonografia todo mês?”


A resposta que eu sempre dou:


- “Não, não é necessário.”


Mas, primeiro, é importante saber que existem ultrassonografias específicas para cada período da gestação. Cada uma delas tem objetivos diferentes e ajudam na melhor avaliação do desenvolvimento do feto.


A ultrassonografia obstétrica de primeiro trimestre é realizada a partir da 6.ª semana de Gestação, cerca de 1 mês e meio de atraso menstrual. É quando iremos descobrir quantas semanas de gestação têm o feto.


A partir desse exame, é que iremos calcular e acompanhar todo o crescimento fetal. Essa ultrassonografia servirá de parâmetro para os demais meses. Exatamente, por este motivo, que ressaltamos a importância da paciente estar munida de sua primeira ultrassonografia nas primeiras consultas.


A ultrassonografia obstétrica morfológica de primeiro trimestre, realizada entre a 11.ª e 13.ª semana e o 6.º dia, dentre todas que devem ser realizadas, é a mais importante. Este exame avalia a translucência nucal e o osso nasal, fundamentalmente. Além de outras estruturas do corpo, o objetivo principal é o de verificar a possibilidade de o feto apresentar alguma cromossomopatia ou malformações fetais.


A ultrassonografia morfológica de segundo trimestre, recomendada entre a 20.ª e 24.ª semana, é o exame responsável por avaliar, de forma minuciosa, o feto, para detecção de malformações fetais.


A realização da ultrassonografia obstétrica com dopplerfluxometria possui dois períodos a serem realizados. O primeiro, junto à avaliação da translucência nucal, para predição de pré-eclâmpsia ou eclampsia. Após a 28.ª semana, para avaliação da circulação do feto, verificando a oxigenação e regular nutrição.


Esses, relatados acima, são os exames ultrassonográficos mais importantes de toda a gestação. E havendo necessidade de outras ultrassonografias, o seu médico assistente irá solicitar, com as devidas recomendações.


22 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page