Buscar
  • Equipe Vitória Imagem

Será que estou grávida?

Atualizado: Jun 7

Minha menstruação atrasou.


-“Será que estou grávida?”


- “Vou fazer o teste de farmácia.”


- “Não!!! Acho melhor fazer logo a ultrasom.”


Ai, que ansiedade.


- “O que vou fazer?”





Muitas de nossas pacientes chegam na clínica numa expectativa muito grande e quererem ver o seu bebê, ouvir o coraçãozinho. Mas, de repente, quando se está fazendo o exame:


- “Cadê ele, Doutora? Não estou ouvindo o coração.”


Calma futura mamãe, dependendo do tempo da sua gestação, é possível que você ainda não veja, e nem escute, seu bebê.


Bom, o exame obstétrico de primeiro trimestre é feito via endovaginal, esse método é o que melhor avalia o seu embrião. Através dessa via, conseguimos medir o tamanho dele a partir de 3 mm de comprimento.


Olha que incrível isso, 3 mm! Seu coração acelera, seus olhos enchem de lágrimas, como é emocionante ouvir os batimentos cardíacos fetais. E você se pergunta: “um ser humano tão pequeno, com o coração batendo tão rápido?” Isso mesmo, o coração bate muito rápido. É neste período que seu embrião já está com aproximadamente 6 semanas, corresponde a aproximadamente 1 mês e meio de atraso menstrual.


Então mães, observem que é a partir da 6ª semana que a ultrassonografia poderá confirmar se sua gestação é viável. Caso você chegue para fazer a ultrassonografia e ainda não esteja vendo o embrião e ouvindo o coração batendo, não se preocupe, pois você pode estar com menos de 6 semanas, o que ainda não é possível avaliar a gestação. Não significa que tenha algo errado ou que você não esteja grávida. Apenas, não tem tempo suficiente para ser detectado à ultrassonografia.


Claro que existem outros sinais, que são detectados na ultrassonografia antes deste tempo, possível de dizer que você está, ou não, grávida, como o saco gestacional ou a vesícula vitelina. Sabe aquela bolinha que você vê dentro de outra bolinha preta? Essa mesma! Muitas vezes me perguntam se aquilo seria o neném. Essa estrutura vista no exame seria o saco gestacional, fica no fundo da cavidade uterina, digamos que seria a casinha do neném, onde ele habitará e se desenvolverá por 9 meses. Dentro dela há outra estrutura, chamada vesícula vitelina e surge antes do embrião para preparar o ambiente para a implantação. Ela também é responsável pela nutrição até a placenta passar a exercer esta função.

Outra importante informação que a vesícula vitelina nos fornece, é a de definir a gestação como tópica. O que é isso?! É a gestação que acontece dentro do útero materno. Porque pode ocorrer fora do útero também, mas aí, já entramos em um outro tema a ser discutido futuramente.


O exame obstétrico de primeiro trimestre é o primeiro exame a ser feito para avaliação da gestação. É fundamental não só para avaliar a viabilidade fetal, como também, para datar a sua gestação em semanas.


Então, lembrem-se, ao se escolher fazer este exame, o ideal é que você tenha mais de 6 semanas de idade gestacional.

100 visualizações

Av Doutor Herwan Modenese Wanderley, 100

Jardim Camburi, ES 29090-640

©  2019  Todos direitos reservados a Vitória Imagem

Site criado pela Visão Comunicação